PortuguÍs BR Deutsch English Espanhol
ATLAS DA REGIÃO HIDROGRÁFICA IV - PIABANHA

O Comitê Piabanha tem a satisfação de apresentar a primeira edição do Atlas da Região Hidrográfica Piabanha. A iniciativa conta com a colaboração direta dos membros voluntários do Comitê e de uma equipe multidisciplinar de especialistas e estagiários da Unidade Descentralizada 2 da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), em Petrópolis.

A publicação encontra-se dividida em três capítulos: o primeiro descreve detalhadamente o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos; o segundo trata especificamente da RH-IV, abrangendo 10 municípios com mapas da hidrografia e uso do solo, além de informações locais sobre água, esgoto e outros itens. Por fim, o terceiro apresenta a delimitação de 34 sub-bacias inseridas no território. Cada sub-bacia é detalhada com a marcação da calha principal, seus afluentes e subafluentes e área de drenagem.

Para a elaboração foi realizada uma compilação de dados disponibilizados pelo Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores do Rio De Janeiro (CEPERJ), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Infraestrutura de Dados Espaciais (INDE), entre outros. Posteriormente, foram definidas as camadas que seriam utilizadas em cada mapa.

A Região Hidrográfica IV foi dividida em 34 polígonos com área média aproximada de 100 km², variando entre 20 km² e 220 km². Os polígonos foram delimitados levando-se em consideração as bacias dos principais rios da região, as áreas, o nível de importância e as características geográficas. Sendo assim, representam sub-bacias hidrográficas ou regiões contíguas de pequenas sub-bacias hidrográficas. Desta forma, os rios que apresentam grandes extensões, como, por exemplo, o Rio Piabanha, foram divididos em regiões como, alto, médio e baixo, limítrofes às bacias dos principais rios adjacentes.

As áreas dos territórios municipais inseridos totalmente na RH-IV foram obtidas a partir de dados do IBGE (2018). Para os municípios inseridos parcialmente na RH-IV, foi realizado o recorte da malha municipal na escala 1:250.000 (vetor disponibilizado pelo IBGE, referente ao ano de 2018), tomando como referência o limite da RH-IV na escala 1:450.000.

Por meio da utilização do software QGIS foi desenvolvido um banco de dados com todas as camadas selecionadas e, no total, foram produzidos 51 mapas:

  • 7 mapas que apresentam um panorama geral da RH-IV, demonstrando os municípios, as sub-bacias e regiões, as isoietas e relevo e a hidrografia;
  • 10 mapas que apresentam um panorama geral dos municípios inseridos na RH-IV, nos quais foram utilizadas camadas vetoriais de uso e cobertura do solo, hidrografia, rede viária, limites municipais e estaduais, além de pontos de interesse hidráulico, como estações de tratamento de esgoto, água e pequenas usinas hidrelétricas; e
  • 34 mapas que apresentam um panorama geral das sub-bacias e regiões inseridas na RH-IV, nos quais foram utilizadas camadas vetoriais de redes de drenagem, interferências de captação e lançamento, exutório, unidades de conservação de proteção integral,  áreas de preservação permanente, classes de uso e cobertura do solo, limites municipais e de cada sub-bacia e região.