Portugus BR Deutsch English Espanhol
Notcias

Fiocruz, Comitê Piabanha, OPAS/OMS e Prefeituras lançam projeto


Foto:


O evento de lançamento do projeto para elaboração de Plano Integrado de Segurança em Saneamento ocorreu em 01 de dezembro de 2017 e contou com a presença de membros do Comitê Piabanha, de especialistas da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), consultores da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde e, principalmente, de representantes dos municípios de Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Paty do Alferes. Além destes, é esperado que Teresópolis, Carmo, Areal, Três Rios, Sumidouro e Paraíba do Sul também se comprometam com o desenvolvimento desse importante instrumento de gestão, juntos esses municípios integram a Região hidrográfica IV do Estado do Rio de Janeiro, área de atuação do Comitê Piabanha.

É necessário entender que a poluição hídrica causada pela diluição de efluentes de determinado município pode afetar as captações de água para abastecimento humano de outro ente localizado a jusante. Por isso, é importante um planejamento integrado visto que os aspectos ambientais e de saúde estão relacionados a dinâmica espacial do território geográfico e não aos limites políticos.

O plano tem por objetivo promover um diagnóstico do saneamento na RH-IV, capacitar os entes municipais para melhor gerir os aspectos de saneamento da população e traçar diretrizes para melhoria das condições de saúde.


Outras Notícias

Mais Notícias »