Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Comitê Piabanha promove palestra gratuita sobre águas subterrâneas


Foto:


06/08/2021

Dando continuidade ao seu Plano de Capacitação, o Comitê Piabanha promoveu uma palestra com o tema “Aspectos das águas subterrâneas na RH-IV (Piabanha)”. O evento foi aberto ao público e, em respeitos às medidas de isolamento social, ocorreu no último dia 28 totalmente em ambiente virtual com transmissão ao vivo pelo canal do Comitê no Youtube.

Quem ministrou a palestra foi a Geóloga, Maristela Almada Gomes de Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Modelagem e Evolução Geológica – UFRRJ, com a mediação da presidente do Comitê Piabanha, Erika Cortines (UFFRJ). A geóloga trouxe os aspectos mais importantes levantados em sua dissertação de mestrado.

Ela começou a explanação mostrando que o Brasil é o décimo no mundo em extração de águas subterrâneas. Tão logo a palestrante demonstrou em ilustrações os aspectos geológicos da região para que todos compreendessem a zona subterrânea da Região Hidrográfica IV de forma mais específica. Logo depois ela explicou como foi a metodologia de análise da qualidade das águas subterrâneas e apresentou os resultados encontrados. Por fim, a geóloga ressaltou a importância da preservação dos solos e da vegetação para evitar o desequilíbrio ecológico. Ela ainda acrescentou que “é importante discutir práticas sustentáveis de uso da água e práticas agrícolas sustentáveis para que se possa garantir o abastecimento de água em quantidade e qualidade na região. Usar com sabedoria e sustentabilidade para que não falte água para quem precisa”.

Ao final o público pôde fazer perguntas à palestrante para tirarem suas dúvidas. A palestra pode ser conferida na íntegra no canal do Comitê no Youtube clicando no link https://www.youtube.com/watch?v=eUhEHZFb0a4. Novas palestras estão previstas e o público pode obter informações quanto à programação acompanhando as redes sociais do Comitê Piabanha.

Sobre o Plano de Capacitação do Comitê Piabanha
Entre os anos de 2020 e 2023, o Comitê Piabanha tem a missão de colocar em prática seu Plano de Capacitação, um documento que estabelece diretrizes para as ações de capacitação indicando os temas prioritários para o desenvolvimento do conhecimento dos membros e convidados do Comitê. O objetivo é potencializar o nível das discussões e trabalhos inerentes à gestão participativa dos recursos hídricos da área de atuação do Comitê.

O Plano de Capacitação prevê, entre outras atividades, a realização de palestras com temas aprovados pelo Comitê no decorrer do ano. As oficinas presenciais foram impedidas pela quarentena imposta pela pandemia do novo Coronavírus, no entanto elas têm ocorrido em ambiente virtual com transmissão ao vivo pelo Youtube.


Outras Notícias

Mais Notícias »