Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Visita técnica do Comitê Piabanha marca o início do Programa Mananciais em Teresópolis


Foto:


14-02-22

Na última terça-feira, dia 8, foi realizada a primeira visita de campo à microbacia do Rio Vieira em Teresópolis, inserida na área de atuação do Comitê Piabanha. A localidade foi contemplada pelo Programa Mananciais do CEIVAP (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), voltado para Investimento em Serviços Ambientais para Conservação e Recuperação de Mananciais, e a área escolhida para o projeto foi definida após estudos técnicos e hierarquização aprovados pelo Comitê Piabanha e por sua Câmara Técnica Mananciais. Participaram da visita técnica as diretoras do Comitê Piabanha, Rafaela Facchetti e Karina Wilberg, assim como o membro David Miller, além de representantes da Prefeitura de Teresópolis, da Emater-Rio, líderes comunitários, profissionais da empresa Água e Solo (responsável pelo diagnóstico e mobilização na bacia), técnicos do Parque Estadual dos Três Picos e da AGEVAP.

O objetivo desta primeira etapa foi fazer um reconhecimento da região, apresentar o projeto e manter contato com lideranças locais, iniciar o diagnóstico ambiental, para posterior definição de ações pontuais. Estão previstas várias intervenções em benefício da população, como de saneamento e estradas rurais, reflorestamento e monitoramento da água.

Os mananciais são fontes de onde se retira a água para abastecimento e consumo da população e outros usos, seja para indústria, agricultura, etc. Segundo a legislação, considera-se como manancial todo o corpo de água interior subterrânea, superficial, fluente, emergente ou em depósito, efetiva ou potencialmente utilizáveis para o abastecimento público. A disponibilidade deste recurso, portanto, é de suma importância para o desenvolvimento urbano e social.

Sobre o Programa Mananciais
O Programa Mananciais consiste no desenvolvimento e execução de ações para aumentar a disponibilidade hídrica e melhorar a qualidade das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes. Seu principal objetivo é proteger, manter, recuperar, expandir e assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuam para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos na bacia. Isso de forma inclusiva e participativa, garantindo o bem-estar humano, a segurança hídrica e a saúde dos ecossistemas associados à água a médio e longo prazo.


Outras Notícias

Mais Notícias »