O
município de Areal-RJ foi o local escolhido para receber a 104ª Reunião
Plenária do Comitê Piabanha, a primeira de 2025 e em formato presencial,
realizada no último dia 18 de fevereiro (terça-feira), no Auditório
do Centro Integrado de Artes, Formação, Educação, Tecnologia e Esporte
(CIAFETE). O encontro aconteceu durante o período da manhã. Para garantir ampla
participação, a reunião também foi transmitida via plataforma Google Meet.
Reunião
começou com a presidente do comitê, Karina Wilberg, agradecendo ao
município pela recepção e agradecendo a presença de todos. Ela passou pelo
primeiro ponto de pauta, que era a aprovação da ata da reunião anterior e logo
convidou o coordenador de núcleo da Agevap, secretaria-executiva do comitê, Victor Montes, para apresentar
uma retrospectiva sobre os principais projetos desenvolvidos pelo Comitê
Piabanha em 2024. Logo depois, Aline Alvarenga, que é a nova
diretora-presidente interina da Agevap, se apresentou aos membros e falou das
perspectivas de sua gestão. Em seguida, a gerente de contrato de gestão da
Agevap, Ingrid Delgado, falou sobre os principais pontos da Programação Anual
de Atividades e Desembolso de 2025, que trata sobre os investimentos e o
custeio administrativo do comitê com o detalhamento dos programas e ações a
serem executados.
Logo
depois, a secretária de Meio Ambiente e Turismo de Areal, Yasmin
Albuquerque, apresentou os projetos e ações do município relacionadas aos
recursos hídricos. Os especialistas em recursos hídricos da Agevap, Natália
Freitas e Rafael Lira, falaram sobre o projeto do Comitê Piabanha de
Monitoramento dos Rios da Região Hidrográfica IV. Os membros também puderam se
inteirar sobre o andamento da organização do VII Seminário de Saneamento e VIII
Encontro de Pesquisadores, que vai acontecer dia 19 de março em Sapucaia-RJ. A
reunião terminou com os informes gerais.
Sobre
as plenárias
As
reuniões plenárias, ou seja, com todos os membros, do Comitê Piabanha,
acontecem seis vezes ao ano, sendo três por semestre, podendo acontecer em
formato presencial ou remoto, via plataforma Google Meet. Podem ainda ser
agendadas reuniões extraordinárias, desde que sejam convocadas pelos membros do
diretório do Comitê ou pelo menos um terço do plenário.
O
Comitê Piabanha possui atribuições consultivas, deliberativas e normativas, em
nível regional, e é composto por um plenário com 36 membros titulares, com
direito a voz e voto, distribuídos entre três segmentos: Poder Público,
Sociedade Civil e Usuários de Água. A participação de todos nas reuniões do
Comitê é muito importante e quem quiser apresentar algum projeto ou tirar
dúvidas sobre as ações do comitê, basta entrar em contato via e-mail: cbhpiabanha@agevap.org.br .
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