O desenho técnico dos arquivos da Faixa Marginal de Proteção do rio Piabanha elaborado pela Agência de Bacia (AGEVAP) do Comitê Piabanha, em parceria com o INEA, seguindo o Memorial Descritivo do órgão gestor. Ao final, os arquivos foram encaminhados ao INEA para elaboração das plantas de demarcação da FMP do Rio Piabanha, seguindo o layout padrão.
As plantas podem ser acessadas pelo link disponibilizado no final da página. O rio Piabanha, objeto de análise deste projeto, faz parte da Região Hidrográfica IV do Estado do Rio de Janeiro, área de atuação do Comitê Piabanha, e está localizado entre as coordenadas de referência 22º28’58.07”S/43º12’34.67”O (Nascente) e 22º6’38.85”/43º8’15.05”O (Foz). A área demarcada passa pelos municípios de Petrópolis, Areal e Três Rios, podendo ser considerada como uma das demarcações contínuas de FMP mais extensas do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o memorial descritivo do INEA, o Rio Piabanha foi dividido em cinco trechos, considerando o grau de ocupação e antropização observados nas margens e em seu entorno imediato. Os trechos 1, 3 e 5 apresentam características de ocupação rarefeita ou moderada, já os trechos 2 e 4 estão inseridos em área urbana consolidada, cabendo a aplicação do Decreto Estadual nº 42.356, de 16/03/2010.
Destaca-se que nas seções 2.1 a 2.3, em Petrópolis, foi utilizada a base cartográfica do município na escala 1:2.000 que foi compatibilizada com o projeto nos trechos indicados no memorial onde as margens do rio constituiu referência para a demarcação. Além disso, a hidrografia que constitui a base cartográfica de referência para o projeto foi verificada e corrigida nos trechos necessários.
IMAGEMarquivos/artigos/2798/1492/trechourbano.jpg
FMP da nascente do Rio Piabanha
IMAGEMarquivos/artigos/2798/1491/trechonacente.jpg
FMP de trecho urbanizado do Rio Piabanha